terça-feira, 31 de março de 2009

Aos Navegantes

Deputado em seu apartamento
Brasília dez 2008
O jardim / sua criatividade

Parte do Closet de Clodovil

Pouco fotografada sua Biblioteca em Ubatuba

Sala de jantar em Brasília




Ola amigos do meu amigo

Esses dias me afastei propositadamente, por que desejava conviver com minha família. O apoio que minha família me deu neste momento difícil foi fundamental. Senti a importância de se ter uma família! Do consolo dos filhos, nora, genros e netos. Esses anos , de assessoria ao deputado eu muitas vezes, não os via . Não tinha muito tempo para eles ,por que sempre coloquei como prioridade, meu trabalho. Mas família é isso! Em um momento difícil da nossa vida é que sentimos quanto ela é importante.

Mesmo tentando descansar durantes esses dias , os anos de convivência, o envolvimento diário não nos deixam afastar.
Ligações de amigos particulares, solidários com o ocorrido, amigos comuns, e pessoas do meio político, também não deixaram de entrar em contato .Diversas perguntas, idéias e solicitações, todos bem intencionados tentando ajudar como podem.
As postagens no blog, esses dias parado, estão sendo “cobradas” por centenas de e-mails recebidos de vocês , também está sendo “cobrado” o desenrolar dos acontecimentos por todos.


No momento mediante tantas situações descentradas e de uma complexidade indecifrável, eu prefiro calar-me,apenas ver e ouvir.No tempo certo, falarei.
Não suponham que sou conivente com “o deixa pra lá” , absolutamente não !
Tenho obrigação moral de preservar os desejos pessoais de meu conhecimento, perante uma amizade desinteressada e sincera que sempre mantive com Clodovil por tantos e tantos anos, em todas as “marés”

Como amiga íntima e freqüentadora de sua casa presenciei que Clodovil, era uma pessoa que vivia apenas para cada dia, mais e mais, embelezar sua casa .Comprava semanalmente objetos ornamentais , mudando constantemente a colocação dos móveis e sempre criando alguma modificação para que sua casa ficasse deslumbrante como é.
Para vocês terem uma vaga idéia das tantas coisas que Clodovil possuí, quando ele montou seu apartamento em Brasília ele mandou fazer apenas alguns sofás, e pouquíssimas coisas ,Os objetos de decoração, quadros, e tudo mais , foram transportados de Ubatuba para Brasília. Foram necessárias duas viagens em caminhões para transportar tudo que ele desejou levar.
Certo dia quando estive no apartamento de Brasília admirando a bela decoração e sua criatividade ,(ele fez um jardim no centro da sala) comentamos os dois abismados , que quase nada havia sido comprado para Brasília, e que , ainda o que restava na casa de Ubatuba daria para mobiliar outra casa , sem que, mesmo assim, a casa de Ubatuba ficasse vazia.
Vocês pelas filmagens não conseguem ter idéia do número de objetos que existem tanto no apartamento como em Ubatuba, a quantidade imensa de roupas,relógios , canetas, a coleção de malas e baús Vuitton.Enfim, ele sabia o que era bom, e tinha prazer em ter o bom .

Para vocês imaginarem o descontrole de determinadas pessoas .Pessoas estas que chego à conclusão fazem isso por que desejam que este blog não continue.Acreditem e pasmem!
Tenho recebido mails com ofensas pessoais e palavras de baixo calão de pessoas que se mostram bem próximas da situação , pelos comentários que fazem.
Entendo a indignação, uma vez que, este blog é o único “canal” que reporta os acontecimentos pós-morte de Clodovil. Sabemos que a mídia apenas acompanha o assunto no “seu momento”. Depois infelizmente esquece.
Disseram-me que nesse tipo de situação, são comuns essas atitudes , eu particularmente penso que, assim agem pessoas nos recônditos do erro .

Eu, não me abalo com esse tipo de atitude,primeiro por que como já declarei aqui e fora daqui também por minhas atitudes desde o velório, que, não tenho interesse algum em absolutamente nada. Não tenho necessidade de aparecer em “fachos de luz” por que a estrela era ele, Clodovil
Deixo essas atitudes insanas de ameaças e ofensas nas mãos de Deus, por que confio em um Deus maior, que tudo vê, tudo ouve, e faz justiça a seus filhos.
Eu sou sua filha, Deus sempre foi muito generoso comigo. Dou-lhe Glórias Senhor !

O objetivo deste blog sempre foi e é exclusivamente para relembrar bons momentos de Clodovil (não somente comigo, eu não era sua única amiga (o) , havia outros) ,ou talvez tenha sido dentre esses amigos a que teve a sorte de poder conviver com mais intimidade com um ídolo nacional, com um homem envolvente , quando desejava ser,com um gênio no duplo sentido, e com um artista brilhante !
Saudade de você, descanse em paz ! Vivas Clodovil ! Valeu !
Peço desculpas a todos vocês pelo desabafo ,mas era necessário .

Apesar de tudo ....voltarei !

sexta-feira, 27 de março de 2009

BOAS NOTÍCIAS

Os projetos do Deputado Clodovil caminham na Câmara.

Acompanhamento de Proposições


Segundo solicitação, informamos que as proposições abaixo sofreram movimentação.

PL 207/2007 - Dá nova redação ao artigo 2º da Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999, obrigando o estabelecimento de ensino a divulgar a lista de material escolar quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula.
- 26/03/2009
Aprovado por Unanimidade o Parecer.

PL 821/2007 - Modifica a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, assegurando direitos morais aos dubladores de obras audiovisuais.
- 26/03/2009
Aprovado por Unanimidade o Parecer.

PL 991/2007 - Institui o dia da mãe adotiva a ser comemorado, anualmente, no 3º Domingo do mês de maio.
- 26/03/2009
Aprovado por Unanimidade o Parecer.

Atenciosamente,
Câmara dos Deputados

quinta-feira, 26 de março de 2009

A Estrela Apenas Mudou de Lugar / por Meg Ramos / Ubatuba



A ESTRELA APENAS MUDOU DE LUGAR



Gostaria de agradecer aos proprietários do Jornal Agito o convite para continuar com a coluna
Agenda do Deputado Clodovil Hernandes.
A população de Ubatuba deseja acompanhar o destino que terá sua casa, e seus pertences.


Como Deputado, ele se foi.
Como ser humano comum, também se foi.
Como Estrela e nome conhecido em todo país, não.
Clodovil como outras estrelas que brilharam por seu talento, não morrem

A ESTRELA APENAS MUDOU DE LUGAR

Este o novo título do blog, e desta coluna também.
No blog acompanho dia a dia os acontecimentos e junto com diversos amigos, recordamos momentos íntimos de sua vida.
Pouco tenho saído de casa, ainda dói muito sua perda.
Através de ligações e notícias, tenho notado que diversas pessoas que não mantinham tanta intimidade com ele, se intitulam “sabedores” de seus “últimos desejos” e como sempre em busca de “luzes e holofotes” tomam como “verdades” seus delírios e tomam providências em seu nome.

Para saber realmente o que Clodovil desejava é preciso ter convivido esses últimos anos bem próximo dele, buscando entre comentários seus desejos, uma vez que ele gozava um período de excelente saúde e jamais, jamais, pensava em nos deixar assim de súbito. Tenho certeza absoluta disso.

A casa está interditada para acesso a qualquer pessoa. Deliberação da Dra Hebe, que detém um testamento feito por Clodovil em 2007.
Toda responsabilidade dos bens do Deputado é dela, a testamenteira.
De acordo com palavras da Dra Hebe, ditas perante testemunhas, durante uma reunião na casa de Clodovil. Nada absolutamente nada poderá ser feito na casa e nas coisas que lá se encontram, sem uma ordem judicial.
Qualquer doação, ou retirada de qualquer objeto, deverá ser autorizada pelo juiz.
A casa está fechada, proibida a entrada de qualquer pessoa, e guardada por 5 funcionários contratados pela Dra Hebe para preservar os bens e cuidar dos animais.

A situação é delicada, como diria Clodovil, “muitos pais” para um só filho.
Para mim, amiga de 40 anos e assessora do início do mandato até sua morte, o mais importante é que se cumpra seu desejo, com dignidade, lisura e transparência.
Cumpra-se assim, como ele sempre foi. Ele pensava e declarava, doa a quem doer.
Comigo também, assim será, não devo satisfações a ninguém, senão a memória dele, como amiga fiel que sempre fui.
Não esconderei nada de vocês, mesmo por que, o melhor se foi.
Tamanho da fonte
Fiquem com Deus, que o sol de Ubatuba além de dar vida, iluminar o mar e todo esse maravilhoso verde, ilumine todas as decisões.
Voltarei...
Meg Ramos

Ubatuba, 26 de março de 2009
http://www.deputadoclodovil.blogspot.com/

BOAS NOTÍCIAS

Foto Meg Ramos / Câmara Municipal de Ubatuba
Janeiro de 2009
País estranho este nosso.

Precisou o Deputado Clodovil falecer para que seu silencioso trabalho como Deputado venha à público e seja reconhecido.

Tenho lido comentários de conceituados jornalistas políticos, com elogios ao Deputado Clodovil por seus feitos no cumprimento do seu mandato. Seus projetos assim eles dizem, "não beneficiavam nenhum órgão público, senão nada mais que o povo."


Seus projetos continuam em votação. Dia 18 a Agência do Brasil noticiou:


CCJ do Senado aprova projeto em homenagem a Clodovil


BRASÍLIA - Em homenagem à memória do deputado Clodovil Hernandes, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta manhã um projeto de autoria do parlamentar falecido nesta terça-feira que autoriza o enteado ou a enteada a adotar o nome do padrasto. O projeto seguirá agora para votação em plenário.


Ontem foi aprovado por unanimidade o projeto em plenário.
Segue agora para a sanção do Senhor Presidente da República.
Assinado vira Lei. Talvez Lei Clodovil Hernandes, em homenagem à ele , tal qual a Lei Maria da Penha.

Ainda proposições suas tramitam, acompanhem:

- Acompanhamento de Proposições
Prezado(a) mrnr@uol.com.br,

Segundo solicitação, informamos que as proposições abaixo sofreram movimentação.
PL 2374/2007 - Acrescenta parágrafo ao art. 168 da Consolidação das Leis do Trabalho, para tornar obrigatório o exame de próstata para os trabalhadores do sexo masculino com idade a partir de quarenta anos. - 05/12/2008 Parecer do Relator, Dep. Mauro Nazif (PSB-RO), pela aprovação deste e pela aprovação parcial do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, com substitutivo. - 25/03/2009 Prazo para Emendas ao Substitutivo (5 sessões ordinárias a partir de 26/03/2009) Atenciosamente,

Câmara dos Deputados

Recebi essa notificação e repasso a vocês, vamos acompanhar a votação das sessões.

Fiquem bem

Voltarei...

quarta-feira, 25 de março de 2009

Castanhola / Sentimentos

Castanhola / Aquarela pintada por Clodovil
foto Meg Ramos
Sobre Castanhola.
Tenho sido "cobrada" diariamente por centenas de mails sobre o destino de Castanhola.

Ontem, eu não aceitei ficar com Castanhola, quando está foi oferecida por Maurício por telefone a mim. Vou explicar, talvez vocês entendam.

Castanhola está velhinha, mal consegue andar e embora ela "conversasse" apenas comigo e com Clodovil, muitas outras pessoas que trabalhavam com ele também gostavam muito dela. Ela sempre foi tratada com muito carinho por todos. Embora muito reservada Castanhola era querida por todos nós. Durante esse tempo que ele passou em Brasília, Castanhola se apegou a outras pessoas também. Sua saúde é delicada, nem sei se ela resistiria uma viagem de volta para São Paulo.
Vocês não imaginam a minha dor com a perda dele. Sofri demais por meu amigo. Pensei até que ficaria doente, tamanha a dor que senti.
Não suportaria voltar a sofrer novamente caso Castanhola viesse a falecer comigo, coisa provável devido ao seu estado atual, muito velhinha e fraquinha.
Então, abri mão de Castanhola, para que outra pessoa fique com ela.

Imaginem o estado de sensibilidade que ainda me encontro.
Acho que sou a única pessoa que tirei foto do quarto dele em Brasília.
Não consigo ainda hoje, postar a foto do lugar onde o encontraram quase sem vida.
Ele não permitia que ninguém tirasse fotos do apartamento de Brasília. Pensava em abrir para uma rede de TV, algum dia.
Quando estive lá, eu disse:_ Ahhh que loucura! Está divino! Vou tirar algumas fotos! Ele: __Tire fotos sim Meg e coloque no blog.
Foi o que fiz. Não sei por que, postei aqui apenas as das salas, nunca postei as do quarto.
Tenho recordações profundas, marcantes demais. A cama dele em Brasília fui eu quem fez.

Ele desenhou, e mandou um marceneiro aqui de Ubatuba fazer a tal cama.
Um dia conversando ele me disse:_ Meg você conseguiria fazer um trabalho estilo veneziano na cama pro seu amigo? Eu respondi: Quem sabe!

Na hora descrevi como achava que deveria ser. Ele achou perfeito ! Sempre fomos assim eu e ele, eu "entendia" como ele queria que fosse feito, eu "entendia" quando escrevia as matérias para os jornais, como ele diria. Na hora do ok, quase nada era mudado.

Fiz várias coisas desse tipo para ele, o tapete da capela a pintura da parede as mísulas para a mesa de Brasília, um cavalo, muitas outras coisas, cada uma com sua “história”, que aos poucos contarei.
Sempre, mesmo na época das "vacas magras" estivemos juntos, foram anos e anos de convivência diária. Tínhamos afinidades, temos muitos momentos juntos, e todos muito presentes ainda.

Vou postar uma foto da cama pintada, semi terminada ( tenho o costume de fotografar as etapas dos trabalhos que faço ) pintei no jardim da casa dele. Um trabalho com folhas de ouro.
Quando ele viu a cama pintada ele disse. em frente a outras pessoas que trabalham com ele na casa. e lá estavam:
_ Meg vou ter um problema sério com essa cama (falou sério).
Eu logo perguntei:_ Não gostou?
Ele respondeu: _ Adorei, mas daqui para frente sou obrigado a pensar todas as noites em você Méguel, vai estar comigo, afinal foi você quem fez!

Achei sensível percebi que ele estava emocionado, para relaxar , brinquei:
_ Cruzes não mereço dormir com você todas as noites não! No que ele retrucou:
_ Nem eu com você!
Ele, eu e todos que lá estavam rimos muito. Depois, subi para o quarto dele, como sempre, ele começou os telefonemas contando para todos os resultado do trabalho. Parecia uma criança que havia realizado um sonho .Ele era assim vibrava com esse tipo de situação .

Assim muitas outras situações aconteceram .
Eu apenas desejo continuar com o blog, quero dividir esses momentos com outras pessoas que também gostavam dele.
De resto, não quero absolutamente nada, o que eu mais queria, se foi.

Tenho certeza absoluta que meu amigo entenderia o que eu explico hoje aqui.
Tivemos muitas e muitas conversas sobre isso, eu preciso no momento refazer a minha vida profissional e emocional também.

Grandes perdas trazem grandes "rombos” ao coração.

Esses “rombos” jamais serão preenchidos ou esquecidos, mas é preciso tampá-los com muito carinho, isso só o tempo faz.

Darei notícias de Castã... assim eu a chamo, espero que vocês entendam

Voltarei...

Aviso sobre comentários postados.

Gostaria de avisar vocês leitores do blog que muitos estão postando comentários em postagens antigas. Como exemplo foram postadas mais de 250 comentários em uma postagem de 2007.
Solicito que os comentários sejam postados na data atual, só assim tenho condições de responder.
Basta na abertura do blog, clicar em início, ou em 2009 (lado direito).
Grata
Meg Ramos

terça-feira, 24 de março de 2009



Meus queridos
Ontem, li muitos e-mails de vocês.
Lendo, varei a madrugada.
Fui dormir Feliz!
Muito feliz!
Feliz por saber que existem pessoas como vocês, dispostas a ajudarem com lindas mensagens, opiniões, proposta de realizações, idéias, até com trabalho se necessário for.
A disposição é maravilhosa.
Antes de adormecer, conversei com Deus e pedi que Ele levasse meu recado para Clodovil.
Ele sabia, diversas vezes comentou, que muitas pessoas gostavam dele, isso eu sei. Mas sei também que ele nunca imaginou o tamanho do amor que vocês sentem por ele.
Vocês enviaram fotos, recordações, letras de músicas, poesias, cartas, vídeos, trechos de suas vidas, exemplos, fizeram homenagens.
Toda essa energia até que chegue ao destino (sabemos que chega, mas não como) percorrerá caminhos e refletirá Luz por onde passar.
Vocês semearam amor.
O efeito é maior que a obra.

Abençoados sejam todos vocês que conseguem ter esse coração lindo, repleto de amor.
Que Deus cuide de todos!
Muito obrigada por prestigiarem o blog, ele é de vocês!
Crédito foto: Finíssimo.com.br

Dar por Dar

Amigos, do meu amigo

Uma peculiaridade de Clodovil era dar qualquer coisa para alguém de imprevisto.
Quantas e quantas vezes ganhei coisinhas dele, sem mais nem menos.
Que me lembre ganhei na Rede TV, no camarim, um porta óculos de lapela, depois, uma aquarela com o desenho de um sapo, outro desenho de um gato incompleto, rabiscado em uma tarde solitária, ele e eu, mais outras coisas, e um tecido de seda maravilhoso, não sem antes ele se enrolar nele e dizer:_Meg faça uma roupa linda com ele! E...simplesmente jogou a seda sobre mim.
Na hora eu respondi:_ Que linda! Mas faça o milagre completo! Agora desenhe o modelito pra mim.
Ele "desenhou” mentalmente. Era para ser usado em Brasília na primeira exposição de suas aquarelas. Até hoje eu não fiz o tal vestido , mas guardo "desenhado "com muito carinho o momento no meu coração.. Qualquer dia farei exatamente o tal modelito.

Hoje, recebi um mail de Nick . Nele ,Nick conta uma visita que fez à Clodovil em maio de 2008 .Nick convidado por uma amigo de Clodovil ( Beto Chagas) foi visitá-lo , pedi autorização para Nick para que vocês leiam, o que ele contou .

Olá Meg Ramos, bom dia.

Estivemos ontem na igreja da Matriz, centro de Ubatuba, cidade onde vivemos; eu, minha querida esposa Janaína e, minhas adoráveis gêmeas Maria Clara e Maria Fernanda, para participar da celebração da missa de sétimo dia do Clodovil.
Digo Clodovil com naturalidade e não Deputado Clodovil, pois quando estive em sua casa no ano passado, fui recebido com muita informalidade.
Conheci sua incomparável e paradisíaca residência, e confesso a você, que foi a moradia mais iluminada e extasiante que pude conhecer.
Fui acompanhado de um amigo; simplesmente fantástico, me encantei com tudo! "Sem dúvida alguma, DEUS está presente em todos os cantos daquele imenso paraíso"!

O espelho d'água dos lindos marrequinhos (ganhamos um casal de filhotes dos verde-escuros), as salas decoradas com muitos arranjos, vasos e flores por todos os lados, as plantas e árvores dividindo o mesmo espaço com os frequentadores da residência, a iluminada capela de Nossa Senhora da Conceição, as belas artes, lindos móveis, tudo muito impecável.

Tomamos um café servido na cozinha pela cozinheira, conheci o Antonio jardineiro, o Paulo administrador ou gerente, visitei as galinhas, gansos, presenciei sua cachorrinha implorando por colo e atenção em tempo integral enfim, me senti como uma criança na Disney! Meg, apesar de jamais ter acompanhado a vida e carreira artística do Clodovil (minha esposa sim, é fã incondicional dele, apaixonada por seus divertidos e ricos programas), ao visitá-lo, descobri que eu e minha família temos muito em comum com ele! Amamos plantas, flores, animais, simplicidade, luxo enfim, todas as maravilhas que DEUS nos oferece gratuitamente, maravilhas estas, que passam desapercebidas por muitos aqui na terra!

Bom, estou me estendendo mas, é difícil escrever pouco sobre algo que nos causa encantamento!

Quando passamos pelo seu quarto, "pra variar" maravilhoso por sinal, três coisas realmente me encantaram: a belíssima vista para o mar, a grade para servir frutas aos pássaros no rodapé da janela e, uma ilustração da Nossa Senhora do Brasil que estava sobre um móvel atrás da cabeceira da cama. Fixei meus olhos, elogiei a ilustração, ele agradeceu, e vaidoso disse que havia acordado de madrugada para desenhá-la.
Mostrou-me outras três ilustrações com flores e pássaros, conversamos sobre molduras, tipo de papel, etc.. Fiz Escola Panamericana de Arte e, gosto do assunto.
Quando estávamos saindo do quarto, ele retornou ao tal móvel, pegou a ilustração e falou: Você gostou? respondi: É linda! ele disse: Toma, é sua!

Prometi a ele colocar em nossa capela na chácara (detalhe: a capela ainda não existe), e assim faremos. Fiquei muito feliz, tão feliz que esqueci de pedir que fizesse uma dedicatória para a minha querida Janaína!
Não tem problema! Sem saber o porque, recebi este presente, esta clara demonstração de carinho, carinho este, que guardaremos por toda a vida!

Para que esta arte não seja apreciada apenas pela minha família, estou enviando algumas fotos.
Obrigado pela atenção, fique com DEUS.
Nick

Grata Nick por seu mail carinhoso e, a oportunidade de dividir com nossos amigos este seu momento .Valeu !
Voltarei ...

ESCLARECIMENTO e AGRADECIMENTO

Meus queridos, amigos, do meu amigo

Não posso deixar de agradecer o imenso consolo que tenho recebido de todos vocês.
Todos os mails que recebo na minha caixa postal trazem palavras de animo e incentivo, para que eu não pare com o blog.
Recebo neste momento de vocês, uma energia enorme que me faz, tocar em frente.
Meu único objetivo aqui é manter a "memória viva " de 40 anos de amizade e assessoria parlamentar que prestei,do início do mandato até sua morte, do meu amigo Clodovil, nada mais, além disso.
Tenho respondido muitos e-mails, na medida do possível.

Quero que saibam.

A decisão da doações dos cachorros bem como todos os pertences do Deputado Clodovil em Brasília e os pertences de Clodovil em sua casa de Ubatuba, estão sob responsabilidade da Dra.Hebe, que é a testamenteira, esta só pode tomar qualquer decisão mediante ordem judicial.

No momento podemos apenas acompanhar os "passos", faremos isso.
Eu, provida de informações, repassarei para vocês.
Achei que deveria informar à todos vocês para que juntos, possamos acompanhar o que está sendo feito.

Voltarei...
Meg Ramos

segunda-feira, 23 de março de 2009

Violetas


Violetas

Clodovil sempre contava que Dna Isabel adorava violetas.
Nas celebrações anuais em memória a ela, eu sempre levava violetas.

Lembro também como ele ficou bravo comigo porque eu não quis comparecer à missa que ele fez em Brasília para ela, logo no início do seu mandato.
Neste dia estávamos na casa de Ubatuba, na ”sala vermelha” chamávamos de sala vermelha dado à cor das paredes, e ele disse:
___Méguel porque não quer ir? Eu respondi:
___Ahh Deputado! ! (já havia me acostumado a chamá-lo assim, o tratamento apenas Clodovil, não podia ser mais usado porque se falava com ele em publico, daí a necessidade do título, não foi fácil acostumar no início*rs)

____Você terá tanta gente por lá! No que ele respondeu de pronto para minha filha que estava junto e que meses depois também passou a fazer parte da assessoria dele.
___Você viu Sandra! Sua mãe é assim, ela esquece que trabalha para mim, Meg é insolente comigo. Tem boca dura. (*rs) sempre diz o que quer.

Não era insolência era intimidade, quantas e quantas vezes eu recebia pedidos para dizer isso ou aquilo para ele, recados ou avisos que as pessoas ficavam receosas em falar. Quantas e quantas vezes fui “requisitada” para convencê-lo de fazer isso ou aquilo. Eu sabia “o caminho” sabia a hora e como falar.
Nessas horas eu sempre sorria, e acabávamos na brincadeira, aliás, poucas vezes fiquei realmente aborrecida com ele, por que eu o conhecia muito bem, e sei que ele gostava desse meu jeito, nunca eu o “bajulei” (*rs)

Neste dia da missa em Brasília foi como eu estivesse lá, a noite ele ligou e contou e comentou tudo detalhadamente por telefone.
Descreveu o quanto ele amou aquela missa que chamou de “missa azul “impressionado que ficou com o reflexo dos vidros azuis, da Catedral de Brasília.

Hoje eu preciso encarar a missa de sétimo dia dele, essas celebrações parecem que reavivam as feridas do coração, mas fazem parte.

Eu irei à de Ubatuba, com certeza levarei violetas ao meu amigo!

Fiquem com Deus ..Voltarei

domingo, 22 de março de 2009

MISSA DE 7° DIA

Em São Paulo :

AMIGOS E ASSESSORES DO NOSSO QUERIDO CLODOVIL HERNANDES, AGRADECEM AS MANIFESTAÇOES DE CARINHO E CONVIDAM PARA MISSA DE 7 DIA QUE SERA CELEBRADA PELO PE JUAREZ DE CASTRO NO DIA 24 DE MARÇO, TERÇA-FEIRA, AS 12HORAS E 30 MINUTOS NA IGREJA NOSSA SENHORA DO BRASIL NO JARDIM AMERICA SAO PAULO.

Por:Marli Pó


Em Ubatuba:

A Assessoria do Deputado Clodovil Hernandes convida, amigos, eleitores e admiradores para a Missa de 7° Dia a ser realizada na Igreja Matriz dia 23 de março, segunda feira as 19.30 h.

Por: Meg Ramos


Em Brasília:

* Sem informação

sábado, 21 de março de 2009

Surpresa !!

Amigos do meu amigo

Vocês não podem imaginar, o que aconteceu!

Recebi exatamente 1632 (mil seiscentos e trinta e dois) mails de todos vocês.
Sou uma só... rs*. Seria impossível responder a todos, mas tentarei na medida do possível responder às pessoas que fazem perguntas específicas , fiquem à vontade para perguntar o que quiserem sobre a situação atual. Responderei no blog para que todos possam ler.

Vocês leram sobre o lacramento do apartamento do Deputado em Brasília. A Polícia Legislativa tomou está decisão para preservar os bens do Deputado Clodovil. Vamos acompanhar passo a passo todos acontecimentos, mesmo porque, Clodovil era além de Deputado um “patrimônio nacional”.
No link matéria completa:
http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_3/2009/03/20/noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=90825/noticia_interna.shtml

Quanto a Castanhola, ela está em Brasília com o casal que trabalhava para o Deputado. Os dois têm muito carinho, estão muito acostumados com ela. Castanhola está doentinha ,velhinha, no momento não suportaria uma viagem de carro ou avião. Os outros cachorros de Ubatuba, ainda nada foi decidido.

Acompanhem domingo o programa Fantástico que vai ao ar com uma reportagem.

Tudo acontece, ainda entre fortes emoções, comprometo-me com vocês, admiradores, amigos e eleitores de Clodovil que repassarei tudo que acontece.
Vamos seguir a mesma linha da verdade e transparência que ele tanto preservava.
Volto com vocês...
Meg Ramos

sexta-feira, 20 de março de 2009

Última Agenda do Deputado Clodovil Hernandes por Meg Ramos / Ubatuba




Olá Amigos!


Irreparável. O dono desta " Agenda ", se foi .

Recebi um espantoso número de ligações (mesmo tendo perdido meu celular no enterro) descobriram meu outro celular e, minha caixa de correio quase explodiu. Nada a reclamar, foi um imenso consolo a preocupação dessas pessoas em um momento tão doloroso para mim. Sempre é melhor dividir e ser amparada, por tantos amigos comuns.
Muitos ligaram para saber como havia sido o enterro, muitos perguntaram se eu havia ido, uma vez que poucos me viram por lá.
Realmente eu, por vontade própria retirei-me das “luzes e holofotes”.
Escolhi ficar reservada e curtir os últimos momentos do meu chefe, muito mais, do meu amigo que lá estava.

Vou contar para vocês.
Contar, o que meus “olhos e coração’ viram”. Vocês sabem que cada um vê de uma maneira
.Citar nomes dos presentes seria desnecessário, uma vez que, a imprensa fez um belíssimo trabalho, uma cobertura completa. Em momento algum comprometeu a cerimônia . Todos os jornalistas eram muito gentis , demonstrando sempre um enorme carinho quando se referiam ao Deputado .

Deputados, senadores, presidentes de partidos, seus assessores, prefeitos, vereadores, artistas enfim muitos vieram para o adeus ao Deputado Clodovil.
Sentia-se em cada pronunciamento o enorme respeito que o Deputado Clodovil deixou pela retidão de seus atos durante seu mandato.
Os fãs faziam fila e respeitosamente passavam à frente da urna, alguns para dar um simples aceno, jogar um beijo à distância, ou simplesmente passar, com olhos marejados.
Era tocante ver e ouvir que alguns caminharam longas distâncias para lá chegar.
Momentos comoventes aconteceram, mas também momentos, atitudes, e exposições totalmente desnecessárias. Como a palavra mesmo diz ”desnecessários”. Comentá-los, seria uma tolice.

Na madrugada de terça-feira, tentei me “comunicar” com ele. Como um longo filme, revi uma amizade de 40 anos.
Lembrava como Clodovil me chamava,era de Méguel ( isso quando estávamos “em paz “ *rs ).Quantas e quantas vezes brincamos que depois da morte eu e ele iríamos conversar no quarto outra vez, assombrar a casa *rs .
Meu maior desejo era que ele “acordasse” daquele "sono de coma", e pensava:
___Se ele acordar, ele vence! Conheço a força de vontade que ele tem.
Senti-me impotente como todos, e, resolvi escrever uma carta.
Uma carta íntima. Neste momento quero dividir com todos vocês, nossos amigos, que nos acompanharam por todo esse tempo.
Aqui, a carta que escrevi...

Não sei por que me deu uma vontade louca de escrever
Escrever para você aí meu amigo parceiro que a vida colocou para dormir
Hei acorda! ...Vamos! Está na hora! ...
Não faça corpo mole... Eu estou te chamando!

Como pode entregar assim tão fácil tantos sonhos que sonhamos?
Quem vai me perturbar logo cedinho quando minha vontade é dormir?
Quem vai ouvir minhas respostas, insolentes. Como você diz?
Como vou deixar de ouvir seu mau humor?
Não posso deixar de lado aquela frase que digo quando acho que você "está demais":
.____ Escuta Clodovil ! Agora não vou falar com o Deputado... Falo com o meu amigo...
Preciso voltar a dizê-la!


Não parceiro... Acorda! Isso não se faz!
Acorda!
Teu corpo pode estar dormindo, mas tua alma não... Ela escuta!
Vai em busca dela diz que ainda não é chegada à hora... Porque Deus não quer!
Engana a morte! Encontra a vida!

Vamos acorda amigo! Faz força! Você já venceu batalhas piores!
Você já desafiou circunstâncias quase intransponíveis... evenceu !
Agora? Vai entregar?

Olha... Escuta... combinamos assombrar e você não pode ir primeiro !
Que coisa mais sem graça!
Vamos! Vamos !
Acorda, por favor! Força! Força! Busca fundo em tuas entranhas!
Mesmo que sejam as últimas que restem

Acorda! ...Acorda!
Estou esperando o seu ___ Oi Méguel!
Hei acorda!

Eu tentei, tentei do único modo que a situação permitia, infelizmente não deu.
Clodovil Hernandes se foi, Deus o chamou.
Ficou comigo a certeza, absoluta!
Ele partiu para o único encontro que ele jamais perderia, desejava muito ir.
Foi ao encontro de sua mãe, Isabel!
Descanse em paz Clodovil.

Semana de paz e luz para todos !
A vida continua...


Meg Ramos
Amiga saudosa

PEDIDO DE AJUDA

Amigos do meu amigo !

Preciso de vocês !

O Deputado WELLINGTON ANTONIO FAGUNDES PR/MT, está tentando em Brasília, junto a Cãmara, que o gabinete do Deputado Clodovil permaneça como está, para visitação pública.
Gostaria de pedir a todos que enviem e-mail, em apoio à este Deputado com cópia para o meu e-mail.
Vamos ajudá-lo a ter êxito nesta proposta.
Seguem e-mails abaixo

Deputado Wellington:
dep.wellingtonfagundes@camara.gov.br
cc.Meg Ramos
mrnr@uol.com.br

Retorno

Amigos, do meu amigo!

Peço desculpa pelos dias sem notícias, mas o golpe foi muito duro, eu não conseguia escrever.
Acabei de voltar para minha casa, toda assessoria trabalhou muito nesses dias.
Este laço de luto (eu sempre pensava) preciso passá-lo, preciso postar uma flor, com certeza é o que ele desejaria.
Amanhã volto a escrever a Agenda semanal, estamos pensando se devemos continuar com ela ou não. Talvez ela sirva semanalmente para participar a todos vocês os “passos” dados com relação a casa, cachorros, novidades da "Fundação Clodovil e Isabel Hernandes."
O Deputado nunca escondeu nenhuma emoção de vocês, ele sempre falava realmente tudo que acontecia, então ...
Toda assessoria trabalhou muito nesses dias, imaginem que, o Gabinete recebeu ordem de ser totalmente entregue vazio em 3 dias, para que o suplente se instale. O apartamento funcional também tem prazo para ser desmontado, não é fácil.
.O trabalho está sendo feito, fazemos reuniões constantes para que tudo seja resolvido como ele gostaria.
Temos todos, muito trabalho pela frente.
Quanto ao blog não gostaria que ele terminasse, pensei em recordar o Deputado contando passagens, algumas muito divertidas da nossa intimidade.
Junto aos assessores , vamos pensar no assunto.
Choramos muito nesses dias, mas eu encontrei uma frase, para mim diz muito...

A ESRELA, APENAS MUDOU DE LUGAR

Este arranjo o próprio Deputado fez para receber o apresentador Amaury Junior
quando este esteve em sua casa para entrevistá-lo
Por Meg Ramos

terça-feira, 17 de março de 2009

Local e Horário


O corpo do Deputado Clodovil segue de Brasília para São Paulo às 8h da manhã da quarta (18) em um avião da Aeronáutica solicitado pela Câmara.


O velório está programado para começar por volta das 11h na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo , à visitação pública .


O enterro deve acontecer no final da tarde, no cemitério do Morumbi (Zona Sul) às 17.ooh

SEMPRE

O ENCONTRO


Clodovil e sua mãe Isabel

Estado de saúde do Deputado Clodovil




AGRADECIMENTO

Eu conheço o Deputado Clodovil há 40 anos.

Sei que, se ele estivesse lúcido lendo todos os comentários que seus amigos, fãs e eleitores fizeram nas últimas horas, ele diria:


___"_Meg, por gentileza! Coloque aquela última flor, que você fotografou, aquela linda, da varanda do meu quarto, em agradecimento."

Assim farei!

Agradecida, por todas as mensagens de carinho recebidas.

Para vocês!

Meg Ramos

Estado de saúde do Deputado Clodovil

Foto Meg Ramos

O quadro clínico do Deputado Clodovil continua grave.

Agora pela manhã, ele será submetido a um exame "doppler transcraniano".

Este exame irá revelar se há ainda fluxo de sangue no cérebro do Deputado .

O médico Allan Ricardo Coutinho Ferreira, que assina o boletim desta manhã destacou a importância do exame de hoje para a detecção ou não da morte cerebral.
Geralmente, uma contraprova é realizada 12 horas depois para confirmação do mesmo.

Logo mais , o boletim médico na íntegra.

Vamos aguardar em oração
Por: Meg Ramos

segunda-feira, 16 de março de 2009

Estado de saúde do Deputado Clodovil

Lamentavelmente informamos que agrava-se o estado de saúde do nosso Deputado .
Deixamos a mensagem do Deputado do Natal de 2008
Vamos continuar em prece .
Por:Meg Ramos

Estado de saúde do Deputado Clodovil

Último boletim médico

"Deu entrada hoje na UTI do Hospital Santa Lúcia, às 8h17 da manhã, o senhor Deputado Federal Clodovil Hernandez.
Procedente de sua residência, tendo sido removido pelo serviço médico da Câmara dos Deputados. Segundo informações, foi encontrado caído no chão de seu quarto, não respondendo a solicitações.
Deu entrada na UTI do Hospital Santa Lúcia em coma profundo, com alterações neurológicas ao exame clínico, mostrando a extrema gravidade do paciente. Escala de coma de Glasgow igual a 5, submetido a colocação de prótese respiratória. A tomografia de crânio mostrou hemorragia intracerebral volumosa. Com inundação ventricular bilateral, predominante à esquerda, associada à hermiação de foice cerebral de 2,0 cm.
Foi associado no centro cirúrgico a procedimento para a drenagem de hematoma intracraniano, pela equipe de neurocirurgiões deste hospital.
O paciente encontra-se em estado grave e, no momento, segue em coma profundo. Está mantendo estados vitais estáveis, e respira com ajuda de aparelhos".
Dr. Alan Ricardo Coutinho Ferreira

Avaliação Médica do estado de saúde do Deputado Clodovil

Foto: Meg Ramos

De acordo com o último boletim médico o Deputado Clodovil submete-se agora a introdução de um cateter para a dissolução do coágulo decorrente do AVC sofrido.
Dentro da escala de Glasgow (que mede a intensidade do coma) e que vai de 3 a 15, a posição é 3.
O estado é grave e requer cuidados extremos da equipe médica.
O Gabinete do Deputado está consciente do quadro crítico, mas conhece a força espiritual, a garra de Clodovil, sabe também que, o Deputado gostaria de uma postura de controle mediante a situação.
Acima de tudo aprendemos com o nosso Deputado a conhecer os desígnios do Deus do Universo, e NELE confiamos.
Vamos continuar tranquilos, e em prece.
Por:MegRamos

Deputado Clodovil internado em Brasília

Foto: Meg Ramos

A assessoria do Deputado Clodovil Hernandes lamentavelmente comunica aos seus eleitores e admiradores que o mesmo sofreu um acidente vascular cerebral às 8 horas em seu apartamento em Brasília.

Pedimos a todos os amigos, eleitores e fãs que se unam em preces para o restabelecimento de sua saúde.

Como o Deputado diria...

__Que o Universo cuide! ELE é o PODER! ...Confiemos!

Em prece unida.
Por: Meg Ramos

O BRASIL acompanhou o julgamento do Deputado Clodovil

Indiscutivelmente todo País acompanhou o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Deputado Clodovil.
Mais de 9.000 inserções em menos de 24 horas, foram notificadas em toda web, além da quantidade acima de qualquer expectativa de e-mails, telefonemas, telegramas e cartas.
O Deputado Clodovil agradece toda atenção e carinho recebido e manda um recado:
____"Façam sempre a sua parte, com dedicação e dignidade. Depois descansem, o Universo cuidará.Mais trabalho nos espera, sigamos! "
CLODOVIL

sexta-feira, 13 de março de 2009

O TRIBUNAL

Sessão 12/03/2009

Presidente do TSE, min. Carlos Ayres Britto

Ministro Arnaldo Versiani
Relator

Ministro Marcelo Ribeiro

Ministro Ricardo Lewandowski

Ministro Felix Fischer

Ministro Eros Grau

Ministro Fernando Gonçalves
*Fotos:Nelson Jr./ASICS/TSE

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes por Meg Ramos / Ubatuba



Olá Amigos!


TSE mantém mandato do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP)

Está semana temos boas notícias para vocês.
Vocês sabem que o Deputado Clodovil estava em processo junto ao TSE no qual, seu antigo partido, pedia a cassação de seu mandato.
Pois bem, nesta quinta feira pp. as 19.30 o Deputado Clodovil foi julgado, no TSE em Brasília, terminando o julgamento por volta das 22.30h.
Após o relator, Ministro Arnaldo Versiani ler as acusações, as partes pronunciaram-se. O advogado de acusação, e os advogados do Deputado Clodovil, Dr. Fernando Neves, advogado do PR e Dr. Sandro de Souza advogado do Deputado, fizeram uso da palavra.
Foram expostos todos os motivos que fizeram o Deputado deixar o antigo partido.

A sentença foi unânime, todos os Ministros votaram a favor da continuidade do mandatodo Deputado Clodovil Hernandes, uma vez que, ficou provado, e comprovado através de documentos e testemunhas, que o Deputado Clodovil sofreu grave discriminação pessoal dentro da legenda.
O Deputado estava presente ao julgamento, manteve-se tranquilo durante todo o tempo. Durante o dia, mantendo a mesma tranquilidade o Deputado dizia:
___ O Universo resolverá o que é melhor para todos!

Meus amigos, o julgamento do Deputado Clodovil foi tido pelo Tribunal com uma exceção.

Esta assessora, analisando, comentou com o Deputado após o término, que, realmente “algo” tinha a ver com a sua frase de campanha: “Brasília nunca mais será a mesma”.
O Deputado Clodovil provou que um Deputado não é apenas um cargo político assumido para votar a favor ou contra projetos de leis, usufruir das benesses oferecidas pelo cargo, ou aparecer em jornais, e dar entrevistas. Um Deputado precisa, todos sabem ser filiado a qualquer partido para obter um mandato, mas nesta quinta PP foi comprovado que, alguma coisa mudou em Brasília, o Tribunal humanizou-se.
O Tribunal Superior Eleitoral demonstrou na atitude tomada por todos seus membros, a competência para julgar, a dignidade de todos seus Ministros, e principalmente , o direito do exercício da democracia, a escolha!
O Deputado mostrou que, exercer um cargo político, vai além de ser representante do povo, ou de seus eleitores. O Deputado Clodovil mostrou que um Deputado – Cidadão vai mais além, deve, e pode dizer não, às corrupções dos bastidores. Mostrou que, atrás de qualquer Deputado existe a figura de um ser humano normal, comum, que sofre pressões, injustiças, mas acima de tudo, deve zelar por suas atitudes, dentro do contexto da Honestidade e Verdade. Sempre!
Ontem o Deputado poderia comemorar, teria grandes motivos. Convites não faltaram, é claro , mas quando está assessora falou por telefone com ele; ele estava em sua casa, e disse assim:
____ Você viu Meg! Venceu a verdade!
Eu estou aqui em casa dando algumas entrevistas e comemorando!
Chamei o pessoal que trabalha aqui no meu prédio, para tomarmos. um champanhe nacional, vamos prestigiar tudo que é nosso!
Estou aqui com eles, porque é para pessoas como eles, que eu trabalho, com eles quero comemorar.
Eu respondi:
___ Deputado melhor que a sentença favorável, melhor que a comemoração, foram as palavras do presidente do Tribunal Superior Eleitoral à seu respeito, (vide blog na íntegra) Sei que o senhor ficou emocionado, porque eu também fiquei. O senhor recebeu um tributo, nesta noite como Deputado. E, nesta noite Deputado, não era apenas o senhor a ser julgado, éramos todos nós , seus assessores, e os quase 500 mil eleitores que confiaram no senhor. Quero que o senhor saiba que estávamos todos lá acompanhado cada passo.
Como aprendemos com o senhor, nada pedinos, apenas que o Universo tomasse o pulso da situação. E, assim se fez!
Eu e todo gabinete o cumprimentamos. Parabéns !


Bem amigos semana de emoções, caso encerrado, agora é voltar ao trabalho e fazê-lo cada dia melhor!
Continuar vendo cada dia Ubatuba mais e mais ensolarada, desejando que o SOL brilhe para todos!
Até a próxima!

Meg Ramos
Assessora Parlamentar

quinta-feira, 12 de março de 2009

TSE JULGAMENTO

TSE ABSOLVE
DEPUTADO CLODOVIL
DA ACUSAÇÃO DE
INFIDELIDADE PARTIDÁRIA
Por sete votos a zero, ministros mantiveram o mandato do deputado federal.Parlamentar eleito com 500 mil votos deixou o PTC para ingressar no PR.

Foto Diego Abreu / Redação G1

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu, na noite desta quinta-feira (12), o deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) da acusação de infidelidade partidária. Por sete votos a zero, os ministros entenderam que o parlamentar não desrespeitou a legislação eleitoral ao deixar o PTC - partido pelo qual foi eleito – para ingressar no PR em setembro de 2007. A decisão mantém o mandato de Clodovil como deputado, cargo para o qual ele foi eleito em 2006, com 493.951 votos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes por Meg Ramos / Ubatuba




Olá Amigos!
Está semana, dia 04 (quarta-feira) Deputados e Senadores reuniram se para elegerem os representantes das Comissões Permanentes.
A Agenda do Deputado Clodovil além de levar a vocês toda atividade do Deputado tem por meta detalhar e explicar tudo que acontece em Brasília, para que vocês leitores entendam e participem como nossas leis e projetos são criados. Afinal, foram vocês que elegeram muitos dos que lá estão. Tudo que acontece por lá, têm influência em nossas vidas.
Vamos simplificar.


O Congresso Nacional é composto de duas Casas: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Tanto a Câmara dos Deputados como o Senado Federal, possuem Comissões Parlamentares, Permanentes ou Temporárias, com funções legislativas e fiscalizadoras São vinte (20) as Comissões formadas. Os partidos apresentam seus candidatos a presidência e vice. Fazem parte das Comissões os membros titulares, esses são convidados pelo partido que pertencem. As Comissões acumulam funções legislativas e fiscalizadoras muitos pensam que todos os projetos são aprovados em plenário, mas não, muitos deles passam pelas Comissões. Lá são avaliados, e assim possibilita-se que o assunto apresentado sofra ampla discussão e haja mais liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso que, emitido após o parecer da Comissão, irá orientar o Plenário na apreciação da matéria.
Nas Comissões muitas vezes ocorre o debate técnico dos projetos e as audiências públicas com os setores interessados nas matérias.

Existem duas formas de apreciação, a conclusiva, quando o projeto é apresentado apenas a Comissão e este têm o poder de aprová-lo ou rejeitá-lo sem ouvir o plenário; e a realizada pelo Plenário, em si , quando este é quem dá a palavra final sobre o projeto, após a análise das Comissões.

Existe O Regimento, este estabelece (art.24 II) quando um projeto deve ser avaliado pelas Comissões ou pelo Plenário. Notem a importância dessas Comissões, elas são resolutivas.
Em 2008, por exemplo, as comissões aprovaram conclusivamente 346 propostas, contra 210 aprovadas no Plenário.
As comissões são divididas em Agricultura, Amazônia, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Urbano, Direitos Humanos e Minorias, e por aí vai, se desejarem conhecer todas acessem o link http://www2.camara.gov.br/comissoes/permanentes/index.html.
O deputado Clodovil, desde 2007 participa como membro suplente da Comissão de Seguridade Social e Família, apresentando projetos importantes, como o projeto de lei que torna obrigatório o exame da próstata.

Foto Agência Cãmara

Nesta quarta PP o Deputado foi designado para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, como membro titular. Na eleição, foi convidado pelo ex presidente para fazer parte da mesa, e recebido com grande entusiasmo por seus pares.
Como vocês observam, em Brasília existe muito trabalho, para quem quer trabalhar.
Quero, em meu nome e de todo gabinete, desejar ao nosso Deputado uma participação ativa, como é próprio em tudo que ele faz, e, votos de grandes realizações junto às Comissões que atua. Depois de uma semana de sol escaldante, damos graças a Deus, pelo mar maravilhoso, que nos deu o refresco.
Desejo uma semana de paz a todos vocês.
Até a próxima...
Meg Ramos
Assessora Parlamentar

quinta-feira, 5 de março de 2009

Deputado Clodovil Hernandes é membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias para 2009

Fotos Agência Cãmara
Nesta quarta-feira aconteceu a eleição das 20 Comissões Permanentes, em Brasília .
O Deputado Clodovil foi indicado pelo seu partido para fazer parte como membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

O Papel das Comissões :

O Congresso Nacional é composto de duas Casas: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Cada uma dessas Casas possui Comissões Parlamentares, Permanentes ou Temporárias, com funções legislativas e fiscalizadoras, na forma definida na Constituição Federal e nos seus Regimentos Internos. No cumprimento dessas duas funções básicas, de elaboração das leis e de acompanhamento das ações administrativas, no âmbito do Poder Executivo, as Comissões promovem, também, debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse.
É também no âmbito das comissões que se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto. Nas Comissões se possibilita que esses aspectos sofram ampla discussão e haja mais liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso que, emitido sob a forma de parecer da Comissão, irá orientar o Plenário na apreciação da matéria.
São duas as formas de apreciação: a conclusiva, quando os projetos são apreciados somente pelas Comissões, que têm o poder de aprová-los ou rejeitá-los, sem ouvir o Plenário; e a realizada pelo Plenário propriamente dita, quando este é quem dá a palavra final sobre o projeto, após a análise das comissões.
O Regimento estabelece (art. 24, II) quando o projeto será conclusivo nas Comissões ou se deverá também ser apreciado pelo Plenário. De forma geral, os projetos que afetam direitos constitutionais mais delicados, como o direito à vida e à liberdade, entre outros, deverão passar pelo o crivo do Plenário.
Em 2008, por exemplo, as comissões aprovaram conclusivamente 346 propostas, contra 210 aprovadas no Plenário. Além disso, é nas comissões que ocorre o debate técnico dos projetos e as audiências públicas com os setores interessados nas matérias.
Com a escolha dos presidentes e vices, seus membros titulares e suplentes, com mandato para 1 ano, as comissões podem iniciar os trabalhos do ano legislativo.

* Meg Ramos

O Deputado Clodovil permanece na Comissão de Seguridade Social e Família, onde atua desde o início de seu mandato, em 2007 apresentando projetos importantes como o projeto de lei que torna obrigatório o exame da próstata.

*Bertha Pellegrino /Brasília.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Revirando o Baú

Aproximadamente, 4 ou 5 anos atrás, o maquilador Duda Molinos convidou o então artista Clodovil para fazer um estudo fotográfico. O objetivo era a caracterização da artista Maria Felix em LA CONSTITUCION.
O artista Clodovil sempre disposto a enfrentar desafios, aceitou o convite e passou por esta transformação.
Como um camaleão, Clodovil, “vestiu-se de Maria Felix”, vejam foto inédita.

***
Maria Feliz nasceu em 8 de abril de 1914, mexicana, estrela do cinema, foi considerada uma das mulheres mais lindas do mundo, na época.
Conhecida como "La Doña Maria Felix" foi protagonista de 47 filmes de 1940 até 1960. Faleceu em 09 de abril de 2002 aos 88 anos, na cidade do México.
* Meg Ramos